Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O cartel do fogo

por Carlos, em 05.11.17

fogo.jpg

 O Cartel do Fogo, uma reportagem de Ana Leal que passou na TVI na passada segunda-feira e que visou sobretudo meter a nu os negócios que se fazem por detrás da cortina de fogo que todos os anos varre o nosso país!

Quem ganha dinheiro quando arde Portugal? 
Como é sabido recorremos sempre ao sector privado espanhol para ter apoio aéreo no combate aos incêndios, mas ao que parece essas empresas manipulam os concursos públicos. Seis das principais empresas espanholas de combate aos fogos manipulam ao que se julga saber, desde 2006 os contratos públicos com Portugal, com ofertas falsas, para garantir que conseguem ganhar todas os concursos.
Umas vezes, as firmas combinam entre si os preços com que concorrem aos concursos quer em Espanha quer em Portugal e Itália, dividindo depois os lucros; noutras, não dão resposta, de forma a obrigarem os Estados a subirem o preço-base de adjudicação dos seus serviços
Estão a ser investigadas ramificações em território nacional a este cartel nascido em terras de nuestros hermanos.
O nosso país por não ter meios de combate próprio está completamente exposto a este tipo de negócio, sujo, pois se não houver fogos, as empresas não faturam; só ganham dinheiro quando os aviões estão no ar, e para isso precisam de incêndios.
Portanto se precisam...
Quem estará por detrás deste flagelo que todos os anos varre o nosso país?
Não é preciso dar resposta, pois não?
É por isto mesmo que afastar a força aérea do combate aos incêndios foi erro crasso e imperdoável!
E nisto tudo quem é o maior lesado? O nosso estado pois claro! Que ao que parece são conhecedores deste cartel e nada fizeram ao longo dos últimos anos.
Os nossos governantes vem agora na hora da tragédia, dizer que tudo foi feito para evitar a catástrofe e que novas medidas vão ser tomadas! Mas que medidas? As que estavam guardadas na gaveta há mais de um ano? Medidas essas que faziam parte do anterior governo e que simplesmente deixaram cair?
Que seja feita alguma coisa, de uma vez por todas, pois senão as mais de 100 vítimas dos incêndios, só este ano, não mais serão do que meros números!

imag4.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 06.11.2017 às 14:47

Todos nós pagamos esta incúria dos Governos!
Imagem de perfil

De Carlos a 06.11.2017 às 15:16

Verdade...
Ano após ano o mesmo flagelo, o mesmo bla bla bla e nada é feito em concreto!
Imagem de perfil

De Tri a 06.11.2017 às 15:13

Também vi a reportagem que apenas trouxe 'ao de cima' as motivações que todos os anos se discutem...

Não consigo entender, se existem as provas, se já se conhecem tantos motivos porque é que nada muda? Porque é que não são tomadas atitudes?
Infelizmente, iremos recuperar e renascer...até ao próximo ano, quando o flagelo voltar e nós só esperamos que não seja tão grave...=/
Imagem de perfil

De Carlos a 06.11.2017 às 15:18

Ate podemos recuperar, renascer, mas cada vez mais debilitados!
Até o dia em que nada mais haverá para recuperar!
Imagem de perfil

De Ladys a 06.11.2017 às 17:02

Tantos são os culpados: quem cria as leis, quem não protege a terra; quem não cuida da sua terra, quem coloca os interesses do seu bolso em prol do que é "nosso"; quem a troco de dinheiro começa o incêndio.... Triste o que se está a passar em Portugal. Bjs, Marina
Imagem de perfil

De Carlos a 06.11.2017 às 17:14

Sim muito triste mesmo!
Mas também somos culpados por deixar tomar posse governos que desde à décadas nada fazem senão olhar para o próprio bolso!

Comentar



foto do autor



Detalhes passados

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D


imag2.jpg


No facebook


Outros detalhes