Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Inferno Outonal

por Carlos, em 18.10.17

transferir.jpg
(Desconheço o autor da foto!)

Em pleno Outono, já tivemos dias quentes é verdade, confesso até que nestes dois últimos fins de semana rumei à praia e deleitei-me com o excelente tempo que se fazia sentir! Arrisco dizer que foram dias de praia melhores do que os que apanhamos em pleno Verão!
Este último domingo assinalei no facebook o meu último dia de praia, onde num registo fotográfico mostrei o pôr do sol e o surgimento das primeiras nuvens escuras que, achava eu, anunciavam a chegada da tão almejada chuva! Mas estava errado...
Até podiam ser nuvens de chuva, mas essas passaram e seguiram caminho! Atrás delas uma nuvem de fumo que pintou o horizonte com tons acastanhados!
Comentei que deveria ser algum incêndio perto, sem nunca imaginar no terror que estava para chegar!
Nesse mesmo dia à noite, assim que nos apercebemos que Portugal estava a arder, acompanhamos as notícias que nos chegavam pela televisão, até altas horas da madrugada! Quando nos deitamos falava-se em 5 mortos! Mas sabíamos perfeitamente que o que a televisão estava a mostrar naquele momento iria fazer subir drasticamente os números de vítimas!
Era um cenário dantesco o que o jornalista de uma das televisões que estavam em directo de Tondela, nos mostrava quer em imagens como nas palavras embargadas do mesmo! Arrepiava...
Custou-me imenso a fechar os olhos para dormir!
A manhã de segunda-feira começou então a revelar a verdadeira dimensão da tragédia!
O resto...o resto é a história que todos sabemos!
Em dois dias, separados por quatro meses, mais de cem homens e mulheres caíram por terra numa luta inglória contra um flagelo nacional!
Nunca em tempo algum se ouviu falar de números tão horrendos!
Mais de cem mortos, sem culpados!
Mais de cem vítimas que nunca viram ser tomadas medidas para evitar esta tragédia!
Mais de cem pessoas que pereceram perante a ineficácia de todo um sistema que falhou e vai voltar a falhar!
Até quando?
Não sou o primeiro ministro ou o presidente da nossa República, nem tão pouco um autarca à frente de qualquer câmara deste país, mas posso deixar dois ou três pontos que deveriam ser bem analisados e de certeza que evitariam mais cenários dantescos como estes que vivemos com a tragédia de Pedrogão e a deste domingo que se espalhou por todo o centro e norte de Portugal!
- Em primeiro lugar, é  fundamental, reverem as leis e atribuirem penas pesadas aos incendiários! No calor da emoção, arrisquei dizer, com fogo matas, com fogo morres, contudo e visto que abolimos a pena de morte, porque não pena máxima para estes doentes que se divertem a queimar a nossa natureza?!
-Em segundo lugar, a limpeza das nossas matas! Deveriam ser responsabilizadas as câmaras que permitam a falta de limpeza quer pelos proprietários quer pelos próprios funcionários das autarquias! É lamentável que se permita o crescimento do mato, o acumular do lixo que fomentam a propagação do fogo e chegam a bloquear os acessos aos carros dos bombeiros.
-Em terceiro lugar, temos visto imensas casas queimadas! Não deveria ser obrigatório um perímetro alargado de segurança aquando da construção destes imóveis? Vemos casas no meio dos pinhais! Não se evitariam muitas mortes se as mesmas estivessem afastadas deste perigo? No mínimo uns 50 a 100 metros mais afastados!
Receio que mais uma vez nada vai ser feito para que se evitem no próximo ano, ou ainda neste, cenários dantescos como o que assistimos este domingo!
Lamentavelmente os nossos políticos estão mais preocupados com o guerrear entre eles para verem a rolar cabeças do que a trabalharem em conjunto para se encontrarem soluções!
A oposição (atenção que não tenho partido político) neste momento ataca a ministra da administração interna. coitada, vai ter que abandonar o cargo, caso contrário é o governo que cai! Mas a meu ver não é ela que tem culpa, mas sim as décadas de incúria política que temos vindo a assistir.
Parem de arranjar um culpado, por favor, trabalhem sim em conjunto e encontrem soluções para evitar que se repita este flagelo que ano após ano nos afecta a todos!

imag4.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Imagem de perfil

De HD a 18.10.2017 às 18:46

Preocupam-se mais em culpar do que resolver... e acima de tudo prevenir! -.-
Imagem de perfil

De Carlos a 18.10.2017 às 23:18

Se ainda fosse familiares deles os afectados pelas tragédias, talvez reagissem de outra forma! Dói ver a dor daquelas pessoas que tudo perderam!
Imagem de perfil

De mami a 18.10.2017 às 18:49

não se compreende. eu não consigo compreender.
tive um sentimento de irrealidade muito semelhante ao que descreves no início do texto
Imagem de perfil

De Carlos a 18.10.2017 às 23:19

Incompreensível! Lamentável!
Imagem de perfil

De cheia a 18.10.2017 às 19:40

Falar é fácil! Fazer é mais difícil! O interior, só existe, para as campanhas eleitorais.
Imagem de perfil

De Carlos a 18.10.2017 às 23:20

É doloroso ver a dor daquela gente que tudo perdeu! Porquê?
Lamentável...
Exigimos medidas! Rápidas e eficazes.
Imagem de perfil

De cheia a 19.10.2017 às 06:22

Porque há mentes e mãos criminosas
Porque durante seis meses não choveu
Porque não há planeamento
Porque o interior tem sido sempre abandonado
Porque a Proteção Civil nada protegeu
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.10.2017 às 21:47

Vi um video na televisão que mostrava como uma simples fagulha no espaço de 20 segundo se transformou num foco de incêndio ao cair em erva seca. Isto mesmo sem árvores à volta. Há muitos culpados e tem-se 9 meses para tomar medidas.
A propósito, roda nas redes sociais um post partilhado a sugerir "uma árvore em vez de um brinquedo"... ". O problema é quem coordena a plantação dessas árvores para não cometer os mesmos erros ? Quem escolhe as árvores e o local onde serão plantadas?
Imagem de perfil

De Carlos a 18.10.2017 às 23:23

Pois...muitas dúvidas sobre governos sucessivos que nada fizeram para evitar estas tragédias!
Tem que ser feito alguma coisa, rápida e eficaz!
Imagem de perfil

De Maria Amélia a 18.10.2017 às 23:10

Realmente a hora não é de atribuir culpas. É sim hora de deixar as politiquices de lado e agir. Agir e investir de uma vez por todas na prevenção e nós também temos que mudar comportamentos. Chega de tragédia. *-*
Imagem de perfil

De Carlos a 18.10.2017 às 23:29

Chega de tragédias! Isto é lamentável...
Tanta dor e sofrimento, nem consigo ver as imagens!
Estou solidário com aquelas pessoas, pudesse eu fazer alguma coisa para ajudar!
Imagem de perfil

De PP a 23.10.2017 às 00:07

Sinceramente, eu que estive no meio do cenário, dado viver perto de Santa Comba Dão, mas não muito distante de Tondela, a lutar contra as chamas, sem 1 bombeiro, dado todas as localidades estarem atacadas nem sei o que dizer.
Em 1 lugar, a prevenção estava, não sei se ainda assim continua, reduzida ao mínimo. No heliporto de Santa Comba Dão, onde já trabalharam 3 helicópteros, atualmente existe 1 só. No país, 2! Refira-se que o helicóptero em questão não esteve a prestar socorro à população do distrito. Esteve sim, em Mafra. Em SCD temos 3 rios que se unem numa barragem, a da Aguieira.
Matas .. qto dinheiro gastei na plantação, cuidado, limpeza e... Fiquei sem nada. Lucro negativo. À semelhança do cancro dos meus pais e outras situações que vivi prefiro pensar "há quem esteja pior"
Continuo a considerar que neste país corrupto, alguém lucra com os incêndios, mas uma coisa aprendi ao ter lá estado: ninguém como quem está no terreno para falar a este respeito.
Vou dar dois exemplos:
1) a propagação das chamas por uma simples fagulha é abismal, estando vento e o solo seco. Foi assim que dá parte da frente da casa passou para a de trás.
2) Aqui choveu mais tarde que em muitas outras zonas do país. Num daqueles blogues preferidos pela equipa do Sapo Blogues li "que bom é sentir de novo o cheiro a terra molhada". Quem o escreveu tbm vive numa zona atingida. Não pus em causa. Quando aqui choveu... Acredita, que o cheiro que ainda se faz sentir é horrível. Uma forma diferente de queimado... E como ainda não choveu o suficiente (está difícil), as cinzas deslocam-se para onde há água...
Como tal, esse cheiro a terra molhada e os saberes de tão dedicada equipa Sapo apenas merecem uma apreciação...
Abraço
Imagem de perfil

De Carlos a 23.10.2017 às 10:18

Realmente a esta distância tudo o que possamos dizer são tiros ao lado perante os que viveram a realidade, a tragédia!
Eu quero acreditar que foi uma situação atípica e mesmo que tenha havido mão humana em alguns casos, noutros o calor horrível que tudo secou fez o resto da tragédia ganhar forma!
A meu ver, agora, em primeiro lugar cuidar dos vivos e de quem tudo perdeu! Depois de tudo feito, tirar as responsabilidades políticas que não se cingissem a uma só pessoa! Porque o cenário que viveste e Portugal assistiu, revela a incúria política de décadas!
Um abraço caro amigo...

Comentar



foto do autor



Detalhes passados

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D


imag2.jpg


No facebook


Outros detalhes